
Não dá pra começar o ano falando de outro assunto que não seja... a chuva. Como está chovendo nesse final e começo de ano! Hoje São Paulo está completando 35 dias consecutivos de chuvas. Segundo a previsão, teremos tempo bom no domingo. Que coisa, não? No domingo chegaremos ao 40º dia de chuva. Coincidência com o dilúvio? Não sei se o mundo acaba em 2012 como andam dizendo por aí, afinal, segundo Nostradamus, era pra acabar em 2000... mas se acabar, vai ser pela chuva excessiva, calor excessivo, ou pelos terremotos. Do jeito que vão as coisas...
Até poucos dias atrás, estávamos enfrentando um calor insuportável, que começou ainda na primavera, e se estendeu até o verão. Mas acontece que ainda estamos no verão, e temos que usar blusa de vez em quando porque o tempo virou, com tanta chuva que tem caído.
Por que ela está tão intensa? Fica tudo escuro e, de repente, sem ao menos garoar pra gente ficar preparado, lá vem aquele temporal. E sempre depois disso, é desanimador ligar a tv ou ler os jornais. E por que essa água toda não vai pro seu devido lugar? Bem, a água não tem culpa, se ela tivesse pra onde correr, correria. Mas ela encontra obstáculos, lixos nos bueiros e tudo mais. Daí fica difícil né? Mesmo com um volume grande de água como tem sido ultimamente, se a passagem estivesse livre, no máximo encheria a rua, mas apenas em alguns milímetros de altura. Não dá pra culpar a natureza. Não dá pra culpar o governo. Mas dá sim, pra colocar a mão na consciência e agir.